terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ETIQUETA-DICAS PRÁTICAS

Alimentação- A anfitriã é quem dá o sinal para que os convidados se dirijam à mesa de jantar.
- Os talheres são colocados na ordem em que são utilizados, de fora para dentro.
- Ao sentar-se, coloque o guardanapo de tecido no colo.
- Limpe discretamente a boca com o guardanapo antes de beber qualquer coisa, para evitar que manchas de comida fiquem no copo.
- Não pique todos os alimentos para depois comê-los. Vá picando-os à medida em que os for comendo.
- Ao cortar os alimentos, utilize preferencialmente a faca com a mão direita.
- Não beba a água ou o vinho de uma única vez.
- Não assopre a sopa para esfriá-la.
- Não se debruce sobre o prato; leve o garfo até sua boca.
- Evite ruídos ao mastigar, bem como falar com a boca cheia de alimentos.
- Evite fumar à mesa.
- Se alguém ou você mesmo deixar cair algum alimento em seu colo ou roupa, limpe discretamente com o guardanapo e demonstre que não há importância.
- Evite palitos de dente.
- Em restaurantes, evite falar alto demais, chamar o garçom de "tio" ou coisa parecida, beber demais ou brindar ruidosamente. 
Escritório
- Ao receber uma visita em sua sala, levante-se sempre e espere que da visita parta o gesto de estender a mão para o cumprimento. O aperto de mãos deve ser sempre firme, vigoroso e curto.
- Evite o chiclete - é deselegante.
- Cigarro - evite-o em ambientes com pouca ventilação ou ar condicionado. Não tome a iniciativa de acender um cigarro diante de um cliente ou visita, pois isto pode ser muito incômodo para ele.
- Atrasos - denotam falta de controle e de respeito com os outros.
- Linguagem - gírias devem ser usadas com moderação e palavrões não combinam nunca com o ambiente profissional. A correção do vocabulário é importante para a compreensão de suas idéias.
- Procure escutar seus colegas e, ao conversar, olhe-os nos olhos.
- Voz - procure controlar seu tom de voz, evitando excessos ou sussuros.
- Algumas qualidades que só ajudam: cooperação, aceitação dos outros, interesse pelo que faz, cuidado pessoal e disciplina, otimismo, auto-confiança.
- Evite: fofocas e maledicências, esnobismo, presunção e arrogância, animosidade e posturas agressivas, negativismo e indiferença, reclamações freqüentes, má apresentação pessoal.
Vestuário
- No trabalho, a mulher deve evitar: roupas muito decotadas, transparentes ou que deixem partes da lingerie à mostra; mini-saias; bermudas curtas e justas; moletons; roupas amassadas, manchadas ou rasgadas; meias de seda desfiadas; excesso de maquiagem ou de bijouterias; excesso de perfume; sandálias de dedo; cabelos maltratados.
- No trabalho, o homem deve evitar: combinações inadequadas - tons berrantes para a gravata só se a camisa for clara e o terno escuro); calças muito curtas; gravatas com comprimento exagerado (muito abaixo da altura do furo do cinto) ou insuficiente (acima do furo do cinto); peças muito justas ou folgadas demais; camisas com os punhos esgarçados; sapatos marrons com ternos azuis marinhos ou pretos; meias claras com ternos escuros; cintos extravagantes; paletós totalmente abotoados (o último botão deve ficar desabotoado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário